Review do episódio #1.05 de True Detective

download

Provavelmente um dos melhores episódios de True Detective até agora, The Secret Fate of All Life segue dando continuidade aos eventos havidos em Who Goes There com 20 minutos iniciais que são de tirar o fôlego e seis minutos finais que são simplesmente viscerais.

Em 1995, Ginger (Joseph Sikora) e Cohle (Matthew McConaughey), ainda disfarçado, encontram DeWall (Ólafur Darri Ólafsson), parceiro de Ledoux (Charles Halford), e responsável por produzir a metanfetamina que estaria sendo vendida aos Iron Crusaders. O trio está num restaurante de beira de estrada, e Cohle explica a DeWall a proposta de negócio, de modo a conseguir finalmente chegar a Ledoux, enquanto Ginger apenas acompanha a conversa. Desconfiado do silêncio do líder da gangue de motociclistas, mas, sobretudo, por não ir com a cara de Cohle, DeWall recusa a oferta e, antes de sair, ameaça-o de morte se voltar a tentar contatá-lo. Hart (Woody Harrelson) o segue.

download (2)Com Ginger amarrado no banco de trás de sua caminhonete, Cohle fala com Hart pelo rádio, e os dois eventualmente se encontram próximo a um pântano, onde DeWall abandonou seu veículo. Eles então exploram o lugar, atravessam uma floresta repleta de armadilhas com explosivos e cruzam um riacho, para então finalmente descobrirem um casebre, o que parece ser um depósito, bem como o laboratório de metanfetamina, onde veem DeWall entrar. Os dois então se separam, e enquanto Hart entra no casebre, onde vê Ledoux saindo do banho, Cohle fica do lado de fora.

Hart dá voz de prisão a Ledoux, e os dois saem para fora, onde o algema e o deixa de joelhos. Cohle fica junto a ele enquanto Hart entra no depósito e faz uma descoberta surpreendente. Ledoux começa a mencionar estrelas negras e um sonho sobre um lugar chamado Carcosa e no qual Cohle também está. De repente, DeWall sai do laboratório de metanfetamina, e Cohle ordena que ele se entregue, apontando-lhe a arma, enquanto também chama por Martin, que retorna enfurecido de dentro do depósito e dispara um tiro contra a cabeça de Ledoux.

download (1)DeWall não vê alternativa a não ser correr, e Cohle tenta ir ao seu encalço, mas como os dois estão muito distantes um do outro, ele arrisca um tiro, e acerta uma das armadilhas, ao que DeWall simplesmente vai pelos ares ao ser atingido pela explosão. Cohle então se volta para Hart, e lhe diz para tirar as algemas de Ledoux a fim de que ajeitem as coisas, e o parceiro sinaliza para que ele entre no depósito, onde encontram duas crianças vitimas de constantes abusos. Uma delas, inclusive, já morta.

Em 2012, Cohle e Hart continuam a entrevista com os detetives Maynard Gilbough (Michael Potts) e Thomas Papania (Tory Kittles) e, separadamente, relatam a mesma história que consta dos autos da investigação, de que foram surpreendidos pelos dois criminosos armados. Os dois retornam como heróis, recebem recomendações e são promovidos.

Em 2002, no entanto, sete anos após a captura dos supostos assassinos de Dora Lange (Amanda Rose Batz), Hart, que se reconciliou com Maggie (Michelle Monaghan), começa a enfrentar dificuldades com a filha mais velha, Audrey (Erin Moriarty), que se tornou extremamente arredia. Cohle, por sua vez, muito mais presunçoso que de costume, namora agora uma física, e é chamado para conseguir uma confissão num outro caso em que um assaltante, Guy Leonard Francis, matou duas pessoas sob efeitos de substâncias. Ao conseguir a confissão, o criminoso pede a Cohle um acordo, mas este lhe diz que não lhe dará coisa alguma, ao que ele lhe revela que Ledoux não é o assassino das garotas desaparecidas.

download (3)Não convencido, Cohle se surpreende quando Francis lhe revela que o verdadeiro assassino de Dora Lange é The Yellow King, ao que ele violentamente ordena que ele então lhe diga o nome. Outros dois detetives intervém, e Cohle é levado para fora da sala de depoimentos. Mais tarde, ele retorna para falar com Francis, para então descobrir que ele se suicidou em sua cela após receber uma ligação de um telefone público instalado num lugar remoto.

De volta a 2012, Gilbough e Papania não estão nem um pouco convencidos com os relatos de Hart e Cohle. Eles então sugerem a Martin que ele foi desde o começo conduzido por Rust nas investigações, e que este o induziu em erro. Embora Hart diga o contrário, reforçando que conseguiu descobrir a localização de Ledoux como traficante dos Iron Crusaders, Gilbough e Papania lhe revelam que Cohle foi fotografado em meio a uma multidão próxima ao local do recente assassinato em Lake Charles, o qual seria semelhante ao caso de Dora Lange, e acrescentam que ele estaria ainda sendo investigado pela morte do Reverendo Tutle (Jay O. Sanders), em 2010.

Quanto a Cohle, quando Gilbough e Papania finalmente o acusam de envolvimento nos assassinatos e de condução da investigação, este deixa a sala de entrevista, ridicularizando-os e apontando a ausência de um mandado para obrigá-lo a ficar, e os dois detetives pedem a Hart que explique o que de fato ocorreu em 2002 e que acabou com a amizade entre ele e Cohle.

download (4)O episódio termina com Cohle retornando à escola Light of Way, onde ele adentra suas instalações semidestruídas para encontrar mais gravuras e símbolos estranhos desenhados nas paredes. Numa sala de aula devastada, ele encontra diversas armadilhas de pássaros em treliças.

A três episódios do final, The Secret Fate of All Life surge com a primeira e grande reviravolta na história. A despeito do empenho e do comprometimento total dos dois valorosos detetives nos trabalhos de investigação do caso de assassinato de Dora Lange, bem como da descoberta e do resgate das crianças mantidas em cativeiro pelo psicótico Ledoux, True Detective vira o jogo e transforma um dos seus protagonistas em suspeito. Não bastasse isso, o comportamento e o caráter duvidoso de Cohle, aliado ainda a um desaparecimento por mais de oito anos, só favorecem a assertiva de seu envolvimento nos novos assassinatos que se assemelham ao de Dora Lange.

Cabe salientar que a complexidade da trama desse primeiro ato de True Detective não deixa margem a dúvidas de que o melhor caminho é remotamente o da especulação. Se existem teorias acerca do envolvimento de Rust nos novos assassinatos, provavelmente por afetação ou provável envolvimento direto com o tal culto de assassinos nesses anos todos de afastamento da policia, teremos então pela frente um grande desafio para Hart. E talvez o temperamental ex-detetive se verá na condição de vitima de uma suposta armadilha perpetrada pelo cerebral ex-parceiro, ou então de grande herói da história ao finalmente capturá-lo. Outra hipótese é a de que talvez, no final de tudo, iremos descobrir que são eles dois os verdadeiros e grandes detetives da série quando superarem as diferenças, sejam elas quais forem, a ponto de finalmente consertarem os erros e desatenções do passado. Cabe ao telespectador esperar para descobrir o que o final reserva.

Deixe um Comentário