Review do episódio #1.04 de True Detective

true-detective-who-goes-there

Em continuação ao episódio The Locked Room, True Detective segue com o interrogatório de Charlie Lange (Bred Carter) por Cohle (Matthew McConaughey) e Hart (Woody Harrelson), que buscam descobrir o paradeiro de Reggie Ledoux (Charles Halford), principal suspeito do assassinato de Dora Lange (Amanda Rose Batz).

Assim, em 1995, Lange informa aos detetives ter conversado com Ledoux sobre Dora, e inclusive ter-lhe mostrado fotos da ex-esposa. Ele acrescenta a existência de um associado de Ledoux, Tyrone Weem, apontando-o como líder, bem como o envolvimento de um grupo de homens ricos responsável pelo sacrifício de mulheres e crianças em rituais satânicos.

Enquanto isso, na vida pessoal, as coisas não poderiam estar piores para Martin. Ele encontra com Lisa Tragnetti (Alexandra Daddario) durante um depoimento no tribunal, e embora a garota se mostre disposta a esquecer o incidente de noites atrás, quando Martin invadiu sua casa e espancou seu amante, ele surpreendentemente decide não seguir em frente com o relacionamento, e a dispensa.

Centrado, Martin resolve se ocupar de seu trabalho, e através da ex-namorada de Weem, consegue rastreá-lo numa boate, ao que o obriga a revelar a localização de Ledoux, para então descobrir que este agora trabalha para o líder de uma gangue de motociclistas denominada Iron Crusaders. Com essa informação, Hart entra em contato com Cohle, que, por sua vez, já trabalhou infiltrado na tal gangue quando atuava como policial disfarçado para o departamento de narcóticos, o que o faz elaborar a ideia de novamente se infiltrar para conseguir localizar Ledoux.

True-Detective-Who-Goes-There (2)Paralelamente, a vingativa Lisa entra em contato com Maggie (Michelle Monaghan) para desmascarar o caso que teve com seu marido, e Hart chega a casa para encontrar suas malas prontas e a esposa e as filhas na casa dos sogros. Desesperado, ele pede satisfações a Lisa e vai ao hospital onde Maggie trabalha como enfermeira. Ele tenta se explicar, mas ela não quer conversa. Alguém chama os seguranças, mas Cohle aparece para amenizar a situação, e Hart concorda em ir embora com ele, mas não sem antes dizer à esposa que não vai desistir de uma reconciliação.

Hart passa uns dias na casa de Cohle, que pede afastamento “para visitar o pai doente”, e os dois detetives se esmeram num perigoso plano para tentar obter informações de Ledoux diretamente com o líder dos Iron Crusaders. Eles pegam cocaína da sala de evidências e Cohle tenta se reaproximar de seu ex-contato, Ginger (Joseph Sikora), explicando que conseguiu a droga com um cartel mexicano, sugerindo um novo esquema de negócios. Vigiado à distância por Hart, Cohle e Ginger chegam a um acordo, mas antes o detetive disfarçado se vê obrigado a fazer uso da droga, e a invadir a casa do líder de outra gangue para somente depois poder encontrar com o fornecedor de metanfetamina da gangue, e parceiro de Ledoux.

episode-04-02-1024O imprevisível confronto com uma gangue rival não acaba muito bem quando um tiroteio acontece numa área residencial, e Cohle precisa arrastar Ginger para longe de uma vizinhança inteira e fortemente armada num dos momentos mais tensos da série. Felizmente, o detetive consegue contatar Martin e este os encontra numa esquina tão logo patrulhas da policia chegam ao local.

Em 2012, as mentiras escancaradas começam. Cohle revela aos detetives Maynard Gilbough (Michael Potts) e Thomas Papania (Tory Kittles) que precisou se afastar do caso por um tempo para visitar seu pai doente, confirmando o que consta nos relatórios do caso, porém, omitindo o fato de que se infiltrou na gangue de Ginger para poder encontrar com Ledoux e que participou do infame tiroteio. Hart, por seu turno, não apenas corrobora a história de Cohle, como num dado momento também se mostra arrependido por sua conduta infiel e que o levou aos problemas que teve com a esposa e final de casamento.

Se True Detective não chegar a uma conclusão quanto à identidade do assassino (ou assassinos, a julgar pela declaração de Charlie Lange), o que, obviamente, não se espera, podemos ainda assim nos dar por satisfeitos com o grande arroubo que são as qualidades próprias dos personagens Rust e Martin, bem como as excepcionais performances de seus intérpretes. Enquanto um deles representa o símbolo máximo da masculinidade e busca uma vida familiar estável ao passo em que não consegue evitar destruir tudo o que tem com a primeira oportunidade que lhe aparece, o outro surge como aquele que, de encontro a tudo o que soa convencional, contempla o que é belo aos sentidos alheios de uma maneira muito mais sombria.

true-detective-who-goes-there (1)No final das contas, talvez seja justamente essa a fórmula de sucesso de True Detective: duas pessoas completamente diferentes, mas que longe de qualquer clichê, acabam se completando e se afinando a um caso de investigação intrincado que faz ressaltar todas as suas falhas e imperfeições, e que explora seu caráter extremamente duvidoso e sua própria visão pessoal acerca do mundo, mas sobretudo, e por que não falar disso agora, da mulher. Registre-se, que todas as mulheres que aparecem na trama não possuem qualquer função relevante. Ou são esposas, amantes, mãe cujo paradeiro ou sobrevida não interessa, prostitutas ou ex-prostitutas. Se intencional ou não, tal fato pode acabar sendo fundamental no desfecho da trama.

Vale reforçar, que True Detective acaba se tornando o que um dia já foi Twin Peaks ou The X-Files: uma série de televisão em que, independentemente da trama principal, traz à tona o que de melhor e de pior existe no ser humano, bem como as mazelas humanas, mas que de certa forma, ainda que sombria, traz mais significado a um mundo cada vez mais sem sentido e insano.

A cinco episódios do final ainda é impossível prever como será a revelação dos mistérios acerca do assassinato de Dora Lange, ou como se dará o rompimento entre a dupla de detetives. Contudo, fica a certeza de que Martin Hart e Rust Cohle já entraram de forma definitiva na galeria dos personagens mais instigantes e complexos da televisão, e de que podemos aguardar muito mais desses dois até o final da temporada.

Deixe um Comentário