Review : The Hunger Games – Catching Fire

the-hunger-games-catching-fire1Jogos Vorazes 2 : Em Chamas (2013)*****

Francis Lawrence dirige The Hunger Games: Catching Fire, com roteiro de Simon Beaufoy e Michael Arndt, adaptado do romance homônimo de Suzanne Collins, e que dá sequência a The Hunger Games, primeiro de uma trilogia de livros de ficção científica em que, num mundo pós-apocalíptico dominado por uma metrópole que exerce poder político total sob doze outros distritos, garotos e garotas entre 12 a 18 anos são eleitos e obrigados a participar de um evento televisionado chamado The Hunger Games no qual apenas um pode sair vivo.

Jennifer Lawrence retorna ao papel de Katniss Everdeen após os eventos sucedidos no primeiro longa-metragem. Juntamente com Peeta Mellark (Josh Hutcherson), ela agora faz parte do seleto grupo de tributos que adquiriram respeito pela Capital em função da vitória conquistada na 74ª edição dos jogos vorazes.

Não obstante o fato de continuar com seus encontros com Gale (Liam Hemsworth) no Distrito 12, Katniss precisa dar continuidade ao falso romance assumido com Peeta durante os jogos e diante de toda a Panem, o que permitiu a possibilidade de sobrevivência de ambos, principalmente quando pressionada e chantageada pelo Presidente Snow (Donald Sutherland), que segue agora tomado por uma inquietação que antecede o que pode vir a ser uma grande rebelião iniciada com o desafio de Katniss que obrigou a Capital a alterar as regras do jogo e que alimentou a esperança de todos a fim de se oporem ao poder da metrópole.

Quando Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) surge como substituto de Seneca Crane (Wes Bentley), responsável pelos jogos, este sugere ao Presidente Snow – o que é recebido com bastante entusiasmo – a participação de ex-competidores no evento anual para celebrar o Quarter Quell, que ocorre a cada 25 anos. Katniss e Haymitch (Woody Harrelson) são eleitos a participar dos jogos, mas Peeta se oferece para ir no lugar do antigo mentor, para horror de Katniss, que pretendia não tê-lo como competidor.

De volta à Capital, eles encontram outros antigos vencedores que deverão mais uma vez lutar pela própria vida nessa nova rodada dos Jogos Vorazes, dentre os quais, Finnick (Sam Claflin), Beetee (Jeffrey Wright) e Johanna (Jena Malone). Numa última tentativa de cancelar os jogos, Peeta revela publicamente a falsa notícia de que Katniss está grávida, mas o evento segue, e os competidores são introduzidos em campo de batalha, não sem antes Katniss ver soldados da Capital espancarem Cinna (Lenny Kravitz), que a ajuda a mais uma vez desafiar o Presidente Snow diante de todos.

Diferentemente dos primeiros jogos, Katniss e Peeta começam juntos, e então são ajudados por Finnick e Mags, ambos do Distrito 4. Após muitos perigos, eles encontram outros aliados, dentre os quais Johanna, do Distrito 7, bem como Beetee e Wiress (Amanda Plummer), do Distrito 3. Numa tentativa de todos saírem ilesos do jogo, Beetee elabora um plano para derrubar o campo de força da arena, mas receosos, Katniss e Peeta temem uma traição, e o que se segue é uma sucessão de eventos que somente terá fim nos dois próximos filmes.

The Hunger Games: Catching Fire é tão bom quanto o primeiro filme, senão até mesmo superior, afinal de contas, agora todos conhecemos bem os personagens, e a despeito dos conflitos políticos, a grande dúvida ganha mais força, qual seja: quem Katniss realmente ama, afinal de contas? Gale ou Peeta? Enquanto a resposta está ali mesmo na película, onde vemos Gale como a pessoa com um fogo incontrolável dentro de si, assim como Katniss, Peeta surge como contrabalanço, ou seja, a força e o apoio de que ela tanto precisa.

Lamentavelmente, a adaptação do último romance da trilogia de Suzanne Collins só irá terminar dentro de dois anos, com os lançamentos de The Hunger Games: Mockingjay – Part 1 e The Hunger Games: Mockingjay – Part 2 ao final de 2014 e de 2015. Contudo, podemos desde logo nos antecipar com a certeza de que as duas últimas partes serão muito mais tensas com o conflito que está prestes a explodir entre a Capital e a rebelião, agora com Katniss como a representação máxima da revolta através do símbolo do Mockingjay.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios