Review literário : O Entregador de Bonecos, de Denis Lenzi

o_entregador_de_bonecos

O Entregador de Bonecos é o romance de estreia de Denis Lenzi, jovem escritor e capista catarinense, e que como primeiro trabalho publicado não apenas surpreende pela maturidade da escrita e excelente desenvolvura na construção narrativa, como também cria a expectativa para as obras vindouras do autor.

Concebida como um conto de fadas moderno, a história é ambientada nos Estados Unidos nos idos do ano de 1984 e narra a trajetória do personagem David Forlin, um jovem que sofreu uma recente decepção amorosa e que vive com a avó, Elena Forlin, uma talentosa criadora de bonecos de pano muito especiais.

Por meio do recurso de flashbacks, o leitor descobre aos poucos o passado atribulado de David no campo das decepções e das perdas, mas principalmente no que se refere ao inabalável relacionamento com a avó, sempre zelosa na formação de seu caráter, além de ótima contadora de histórias, principalmente quando se tratam de histórias relativas aos bonecos que cuidadosamente confecciona com as próprias mãos.

Quando uma tragédia se abate com a avó de David, ela lhe delega a importante missão de entregar os cinco últimos bonecos que criou para cinco crianças especiais. Desdenhoso acerca da mágica e do poder que a avó atribui aos tais bonecos, David é surpreendido num dos momentos mais fantásticos do livro com a verdade por trás da grande tarefa que lhe foi confiada, e assume para si o dever de bem cumpri-la. Ele então embarca numa viagem fascinante, porém repleta de perigos e inimigos ocultos que farão de tudo para impedi-lo de entregar os bonecos às crianças escolhidas.

Com abordagem realista dos temas violência, criminalidade e decadência social, aliado a uma boa dose de fantasia, O Entregador de Bonecos tem como mensagem principal reacender no leitor a fé na humanidade com lições de amor e paz. É inevitável durante a leitura não se comover com a história de vida das pessoas que cruzam o caminho de David. E se em algum momento só queremos saber o que vai acontecer no encontro com a próxima criança, e quais os perigos serão enfrentados pelo protagonista para afastá-lo de seus objetivos, acabamos nos descobrindo testemunhas da transformação não apenas do personagem principal, mas de nós mesmos na medida em que reavivamos valores morais e espirituais por vezes esquecidos nos dias de hoje.

Decididamente, uma leitura que vale a pena, não apenas pela originalidade da história ou pelo deleitável estilo da escrita que nos faz não querer desgrudar do livro até o final, como também pela eficaz transmissão da mensagem por seu autor, fazendo com que o leitor seja ao final submetido a uma reflexão profunda sobre si mesmo, bem como sobre o mundo e as pessoas ao seu redor.

Sinopse oficial :

Chegou a hora de acreditar em mim, quer você goste ou não. E, quando tudo acontecer, não sinta medo. O que irá ver é real, e não fruto de sua imaginação. “Eles” querem que você os leve para as crianças. Saberá onde encontrá-las. Os bonecos vão lhe mostrar. Confie neles. São seus amigos. Criei-os com todo amor, muito mais do que você pode imaginar. Se os bonecos pedirem sua ajuda, não recuse. Compartilhe-a com eles.”

Depois do estranho pedido feito por sua avó, pouco antes de morrer, David Forlin, agora sozinho no mundo, se vê diante de uma importante missão. Custasse o que custasse, cumpriria a promessa feita à avó: entregar os cinco últimos bonecos criados por ela às crianças eleitas, que viviam em diferentes estados da América do Norte.

Nesta longa e obscura jornada de David, sempre acompanhado pelas lembranças de sua vida e de seu grande amor, ele tem a oportunidade de, na breve convivência com cada uma das crianças escolhidas para receber os bonecos, emocionar-se com elas e aconselhá-las, chamando sua atenção para os verdadeiros valores humanos e para o poder do amor, da fé, da esperança e do sonho. Uma verdadeira lição de vida. 

Booktrailer de O Entregador de Bonecos :

Para adquirir o livro, acesse aqui.

Deixe um Comentário