Review do episódio #4.07 de The Walking Dead

TWD_407_GP_0725_0361

O episódio Dead Weight de The Walking Dead de ontem veio para mostrar que o capítulo Live Bait da semana passada teve enfim uma razão de ser, portanto, não totalmente desnecessário ao mostrar um lado do Governador (David Morrissey) que nunca vimos antes na série.

Após serem encontrados pelo grupo de Martinez (Jose Pablo Cantillo), o Governador e Megan (Meyrick Murphy) são retirados da vala onde jazem os walkers mortos ao final do episódio anterior. Tara (Alanna Masterson) e Lilly (Audrey Marie Anderson) estão bem e salvas. Quando Lilly chama o Governador pelo nome de Brian, Martinez fica desconfiado, mas decide, a contragosto de um dos homens de seu grupo, oferecer a eles a chance de se juntarem à sua pequena comunidade, sob duas condições: que ele está no comando e que «peso morto» é proibido, ou seja, todos precisam trabalhar para garantir seu lugar no grupo.

No acampamento, o Governador aparece jogando xadrez com Megan enquanto coloca roupas no varal, e eles conversam sobre pais, filhos e mau comportamento. A garota pergunta se ela má, e ele diz que não e que os dois, assim como Tara e Lilly ficarão bem. Megan então pergunta se ficarão bem porque são bons, e ele não responde.

No dia seguinte, o Governador se despede de Lilly, informando que vai fazer parte de uma expedição em busca de suprimentos junto a Martinez e os irmãos Pete (Enver Gjokaj) e Mitch (Kirk Acevedo). Durante o trajeto a uma residência, os quatro encontram um corpo decapitado amarrado a uma árvore com um pedaço de cartão escrito «mentiroso». Mais adiante, eles encontram outro corpo decapitado sentado em um sofá em frente a casa que pretendem invadir, desta vez com um cartão escrito «estuprador». Por fim, quando entram na varanda, encontram um terceiro corpo, o do dono da casa, que se suicidou com um tiro na própria cabeça e no qual há um cartão pendurado com o dizer: «assassino». O Governador encontra ao lado do corpo uma fotografia do homem com sua mulher e filha.

Os quatro entram na casa, e escutam ruídos na escuridão. O Governador lidera a expedição até o porão, de onde vem os ruídos, e Mitch e Pete são atacados pela mulher e filha identificadas na fotografia, agora transformadas. O Governador os salva, e eles encontram as duas cabeças decepadas no chão, que tentam mordê-los. E eles matam todos os transformados.

O grupo consegue algum suprimento, e quando Martinez aponta que o Governador mudou e começa a mencionar seu passado, este desconversa, e pergunta sobre os dois outros rapazes, ao que Mitch informa ter sido motorista de caminhão de sorvete e depois operador de tanque do exército, e Pete também revela ter sido militar em Fort Benning. Quando perguntado sobre o que fazia quando aconteceu o apocalipse zumbi, o Governador apenas responde que sobreviveu.

De volta ao acampamento, Martinez comemora com o Governador, Tara, Lilly, Megan e Alisha (Juliana Harkavay), namorada de Tara, num almoço descontraído. Martinez menciona Woodbury, mas novamente o Governador desconversa. Quando Lilly menciona que o acampamento é o primeiro lugar no qual ela se sente verdadeira segura, o Governador dispara um olhar não muito satisfeito.

Mais tarde, Martinez, completamente embriagado, convida o Governador para jogar golf em cima de um trailer próximo a uma vala repleta de walkers. Ele então revela que Shumpert (Travis Love) não sobreviveu, e aponta que ele morreu no poço com os mordedores. Martinez então se mostra surpreso com o fato do Governador ter constituído nova família, e que não seria capaz de fazê-lo por medo de perder tudo novamente. Nesse momento, o Governador informa que não irá perder nada, e acerta-o na cabeça com um taco de golf. Ele então o joga do alto do trailer, e depois o arrasta até a vala, repetindo que não quer fazê-lo, e então o atira aos walkers, que o devoram.

No dia seguinte, os restos de Martinez são encontrados, e especula-se que ele foi sozinho embriagado jogar golf, e caiu na vala por acidente. A comunidade se desespera, principalmente quando Pete se declara líder provisório até que seja realizada uma votação nos próximos dias. Ele então chama o Governador para uma expedição juntamente com Mitch, e no meio do trajeto informa precisar de sua ajuda.

No curso da expedição, no entanto, o Governador se vê num dilema entre os irmãos quando os três encontram um acampamento. Mitch acha que eles devem matar as dez pessoas do tal acampamento para roubar os suprimentos, enquanto Pete entende que eles devem encontrar sua própria subsistência em outro lugar. Eles então continuam a expedição, e quando retornam descobrem que acampamento que vigiaram instantes antes foi saqueado e todas as pessoas mortas. Quando um idoso bastante ferido pede ajuda, Mitch o apunhala na cabeça. Pete protesta, afirmando que ele poderia ser salvo.

À noite, o Governador pede a Lilly que se apronte, pois eles devem partir o quanto antes, sob a justificativa de que ali não é mais seguro. Ele diz que as coisas estão acontecendo de forma errada, tal como em Woodbury. O Governador então conduz o veículo com Lilly, Megan, Tara e Alisha rumo a sabe-se lá onde, e quando a estrada acaba no meio de um lamaçal repleto de walkers presos pelas pernas, ele desce do carro, e olha para Lilly à distância.

Na manhã seguinte, vemos que o quinteto retornou ao acampamento na mesma noite, e o Governador se prepara para sair. Quanto questionado por Lilly acerca do que pretende fazer, ele apenas diz «sobreviver», e vai até o trailer de Pete, que o convida para entrar, acreditando que ele quer falar sobre o temperamento de Mitch. Subitamente, porém, o Governador o esfaqueia pelas costas, matando-o.

Na sequência, o Governador vai até o trailer de Mitch. Ensanguentado, e com uma arma apontada para ele, informa que Pete está morto. Mitch se desespera, e o Governador lhe conta uma história de quando era garoto e tinha um irmão que sempre fazia a coisa certa, e que o certo pode trazer problemas. Ele então lhe dá a chance de continuar vivo trabalhando para ele sem se importar se o que faz é bom ou ruim, e Pete parece aceitar, uma vez que não tem outra opção. Os dois então concordam em contar ao grupo que Pete morreu numa expedição, e vemos o Governador jogando seu corpo no lago.

O Governador aparece então como o líder do acampamento, e as pessoas tem as tarefas bem delimitadas. Barreiras com arame farpado são construídos, e Tara se ocupa do armamento, enquanto Mitch ajuda o Governador na parte estratégica.

Mais tarde, enquanto Lilly limpa o olho cicatrizado do Governador, Megan brinca com Tara e acaba sendo surpreendida por um walker que a agarra pela perna. Tara tenta salvá-la, mas não consegue, e o Governador acerta a cabeça do errante, enquanto a menina cai nos braços de Lilly, e ele apenas dá as costas e sai.

Reflexivo, o Governador vai até o rio, e vemos que ele olha Pete, que está transformado no fundo do lago com uma corrente amarrada ao pé que o impede de submergir, em clara alusão à sua coleção de cabeças em Woodbury. Ele então conduz um veículo até a floresta, e depois caminha pelas árvores. O Governador então aparece exatamente como o vemos ao final do episódio Internment: de longe, ele observa Rick Grimes (Andrew Lincoln) e Carl (Chandler Riggs) cuidando da horta, e tira sua arma do coldre. Mas outra coisa lhe chama a atenção. Mais adiante, ele vê Hershel (Scott Wilson) e Michonne (Danai Gurira) que saíram no jipe para despachar os corpos dos transformados após a epidemia dentro do presídio. Seu olhar pára em Michonne. Ele então aponta a arma em sua direção, e o episódio acaba.

Se alguém acreditava que o Governador jamais seria capaz de se transformar numa pessoa de bem pelo fato de encontrar um novo propósito de vida após o estranho episódio da semana passada, agora não restam mais dúvidas. Ele bem que tentou fugir de sua natureza quando percebeu que as coisas estavam prestes a se complicar no novo acampamento com a má liderança de Pete e os conflitos deste com o irmão Mitch, e até que buscou uma nova alternativa evadindo-se do lugar com as pessoas com as quais se importa. Porém, num dado momento, ao encontrar a horda de walkers atolada no meio do nada, algo o fez racionalizar e considerar uma Woodbury 2.0. E o pergunta de Megan ao início do episódio acaba tendo sua resposta: não são os bons que sobrevivem. Portanto, qual o lugar mais seguro para a nova família do Governador que não o presídio? Aliado, ainda, ao desejo de vingança que, como sabemos, não desaparece tão simplesmente assim, da mesma forma que o instinto de sobrevivência num mundo sem regras.

Agora, com um tanque em seu poder, um lunático capaz de fazer qualquer coisa, uma nova família e várias outras pessoas dependentes dele, o Governador não medirá esforços para conseguir o que quer, e talvez tenhamos ai, se não no episódio da semana que vem, que encerra a primeira parte da temporada, ao menos até o final do quarto ano, o confronto final do Governador e o grupo de Rick com a invasão do presídio, e as várias baixas prometidas.

E ai? Quem morre e quem sobrevive para lutar um novo dia?

Deixe um Comentário