Review do episódio #1.13 de Under the Dome

Under-the-Dome-1x13-Curtains-13

A primeira temporada de «Under the Dome» chega ao fim com um cliffhanger no mínimo interessante.

A adaptação de Brian K. Vaughan do romance homônimo de Stephen King e produção de Steven Spielberg pode ter começado de forma bem instigante, com um piloto que prometia uma ótima opção para o gênero ficção científica como há muito não se via na televisão, mas «Under the Dome» teve seus deslizes, talvez resultado de um trabalho de produção na qual os roteiristas estivessem um tanto quanto perdidos na definição dos personagens em contrapartida ao livro. O fato é que, nos últimos cinco episódios, a série ganhou uma revigorada ao finalmente delinear a trama principal e os personagens que a completam.

Após chegar a Chester’s Mills para cobrar uma dívida de jogo, o ex-militar Barbie (Mike Vogel) acaba acidentalmente matando o marido da jornalista local, Julia (Rachelle Lefevre). O surgimento da redoma intransponível ao redor de parte da cidade o obriga a ficar aprisionado com os demais moradores, e quis o destino que ele acabasse se envolvendo amorosamente justamente com a esposa da pessoa que matou. No curso da série, no entanto, descobrimos que Barbie é uma pessoa altruísta, exatamente o contrário de Big Jim (Dean Norris), um empresário do ramo de carros usados que aparenta sempre querer fazer o melhor para todos, e que por isso é respeitado na cidade. Eventualmente, descobrimos que Big Jim tem um lado negro, e que em parceria com Max (Alyssa Bauman), o xerife Duke (Jeff Fahey) e o Reverendo Coggins (Ned Bellamy), todos agora mortos, também está envolvido no negócio de drogas.

Embora a dinâmica entre Barbie e Big Jim tenha começado de forma positiva nos primeiros episódios da série, visto que o grande problema até então era ao menos tentar descobrir do que se tratava a tal redoma, bem como acalmar a população e impor ordem ao caos instaurado, as máscaras caem quando Barbie finalmente descobre quem realmente Big Jim é: um sujeito sedento por poder e na sua definição na season finale, um político. Sabendo que Barbie é um empecilho para o que pretende, e até então não sabemos o que de fato Big Jim realmente quer, porquanto é absurdo conceber a ideia de que a redoma permanecerá sobre Chester’s Mills ad aeternum, este resolve tomar as rédeas da cidade, e subjugando a autoridade conferida a Linda (Natalie Martinez), consegue convencer a todos de que Barbie é um assassino, e precisa ser penalizado por seus crimes.

Numa clara alusão a O Senhor das Moscas,  A Revolução dos Bichos e O Apanhador no Campo de Centeio, «Under the Dome» segue com essa dinâmica cínica, na qual um «político» com antecedentes criminais consegue manipular todo um grupo de pessoas isoladas do resto do mundo para eliminar a única pessoa capaz de derrubá-lo.

Mas em paralelo, temos a trama principal, aquela que diz respeito especificamente à redoma propriamente dita. Ela surgiu acompanhada de uma mini redoma encontrada no meio da floresta e removida para o celeiro McCallister. Ela é objeto de fascinação dos adolescentes Norrie (Mackenzie Lintz), Joe (Colin Ford) e Angie (Britt Robertson), os quais, ao descobrir a necessidade da participação de uma quarta pessoa, integram o até então considerado maníaco sociopata Junior (Alexander Koch), filho de Big Jim, e nomeado assistente de xerife por Linda.

Após uma visão de que os adolescentes precisam matar Big Jim, Junior fica dividido entre o que parece ser o seu destino para a ajudar a libertar a cidade ou proteger sua família, como se já não bastasse o trauma da morte precoce da mãe, que anteviu os acontecimentos concernentes à redoma, e a aceitação de que o sujeito que tanto detesta (Barbie) é o possível escolhido como salvador numa profecia pra lá de Matrix.

Após se declarar inocente de seus crimes diante de toda a cidade no penúltimo episódio, a despeito do pacto feito com Big Jim, Barbie sofre agora as consequência e é novamente aprisionado. Mas os interesses de Big Jim de controle absoluto da cidade podem ir por água abaixo quando a mini redoma que lhe foi mencionada por Dodee (Jolene Purdy), e que pode ser a chave para a libertação de Chester’s Mills, é encontrada por Linda, que o comunica tão logo ela o alerta de que a encontrou na casa de Ben (John Elvis).

Não bastassem mais mistérios como a ainda não concretização da profecia do monarca, a borboleta finalmente sai de sua pupa dentro da mini redoma, mas a cada colisão de suas asas com sua superfície, esta vai sendo coberta por manchas negras que a escurecem por completo. A redoma que cobre Chester’s Mills também escurece, tomada pelas misteriosas manchas. Linda, no entanto, impede que os adolescentes toquem a mini redoma na tentativa de desfazer o processo, e ela mesma o faz, sofrendo um choque que a deixa inconsciente. Apesar de ainda confuso quanto ao que deve fazer, Junior ajuda Norrie e Joe a remover a mini redoma para a fábrica de cimento.

Angie, que ajuda Julia a libertar Barbie da prisão enquanto Big Jim está agora no encalço da mini redoma, é avisada pelo rádio onde deverá encontrar com os demais, enquanto a escuridão domina a cidade e os habitantes de Chester’s Mills se reúnem numa Igreja, temendo o final dos tempos. Aproveitando-se da situação ao passo que tem agora que ir atrás não apenas da mini redoma como também de Barbie, que acabou de fugir, o «Reverendo» Big Jim tenta ardilosamente reconquistar as pessoas usando palavras de fé, e na prefeitura decide construir uma forca para Barbie. Ele tem agora ao seu lado a pregação como forma de conquista do povo da cidade.

Na fábrica de cimento, Barbie, Julia e Angie aparecem, e embora a contragosto de Junior no que se refere à fuga de Barbie, os adolescentes tomam como prioridade tentar descobrir o que a redoma quer deles, ao que a tocam simultaneamente a superfície da mini redoma, agora completamente negra. Ela então se rompe numa explosão, e a borboleta está vida e voa em direção a Barbie, ao que Joe aponta que ele é mesmo o monarca da profecia, mas o ovo começa a brilhar e o lugar é tomado por um grande tremor. Junior propõe que todos saiam dali o quanto antes, mas Julia se aproxima do ovo, e o pega. Ele pára de brilhar, ao mesmo tempo em que os tremores também cessam, e a borboleta pousa exatamente sobre o ovo, agora nas mãos de Julia, ao que Barbie sinaliza que ela é a monarca. Mas em mais um acesso de bipolaridade, Junior toma controle da situação, e tenta pegar o ovo de Julia. Ela o lança para Angie, que foge junto com Norrie e Joe, mas antes que Junior os impeça, Barbie se joga sobre ele, e é mais uma vez levado preso.

Na prefeitura, confrontado por Junior, que acabou de reconquistar sua confiança ao entregar Barbie, Big Jim tenta ganhar definitivamente o filho mencionando memórias da esposa falecida, bem como profecias e destino, e quando admite os crimes que cometeu, propõe reforçar os laços de família com sinceridade absoluta a partir de então. Junior o abraça, mas a julgar pela inconstância do rapaz, já não sabemos até que ponto ele é verdadeiramente espontâneo em seus atos.

Na floresta, Norrie, Joe, Angie e Julia não sabem o que fazer com o ovo, ao que a repórter propõe a Norrie a lançar uma perguntar no melhor estilo Bola 8, para então aparecer Alice (Samantha Mathis), a falecida mãe da garota, projeção dos responsáveis pela redoma, que informam estarem ainda se aperfeiçoando na forma de comunicação de modo a utilizar a aparência de familiares para se aproximar. Questionada sobre os motivos para o surgimento da redoma, a figura informa que é para protegê-los, mas se recusa a dizer do quê, e quando perguntada sobre a escuridão, ela responde que eles devem proteger o ovo. Quando Julia sugere a condenação de todos para o caso de falharem, a aparição confirma com um aceno, e então desaparece.

Em praça pública, Barbie está literalmente com a corda no pescoço. A cidade em peso aguarda seu enforcamento, e o carrasco é Junior. Big Jim, ao lado, faz seu discurso de imposição de ordem apesar de todos os acontecimentos, enquanto Linda apenas assiste ao circo de horrores instaurado em Chester’s Mills. Enquanto isso, no lago, Julia segura o ovo e a corrente de identificação de Barbie. Hesitante, ela joga o ovo na água, como única forma que entende capaz de protegê-lo tal como ordenado pela misteriosa figura projetada na imagem de Alice, e luzes em forma de estrelas cor-de-rosa sobem em direção ao topo da redoma. Todos na cidade assistem maravilhados ao espetáculo de luzes no céu, que ao tocarem a redoma fazem com que o escudo negro que a reveste finalmente desapareça, abrindo o dia iluminado sobre a cidade, enquanto Big Jim ordena que Junior puxe a alavanca que fará com que Barbie seja enforcado.

A série começou bem, como já mencionado, e pode ter passado por altos e baixos, momentos, aliás, muito mais baixos do que altos, mas reconquistou a atenção do público ao focar no que realmente interessa: a definição do personagens no que diz respeito aos seus papéis para a sobrevivência da cidade, e os mistérios pertinentes à redoma.

Melhor alinhados, temos ai um início de série definido nos termos propostos no livro de Stephen King, porém redefinido nos seus episódios finais.

Manipulador, Big Jim não mostra sua verdadeira face até o momento em que se vê comprometido diante da revelação daquilo que realmente é, como quando confrontado por Barbie e Max. Pressionado, ele faz o que acredita ser o certo: tirar do seu caminho aqueles que atrapalham sua evolução como a figura mais poderosa de Cherter’s Mills. Ao contrário do personagem no livro, ele vai crescendo gradativamente como o principal antagonista da série, mas sua busca é uma só: controle total.

Barbie, por sua vez, jamais mudou. Tinha seus segredos, mas a verdade o libertou quando Julia finalmente descobriu com quem de fato estava casada. Embora ainda não tenha sido oficialmente declarado como o representante do governo dentro da redoma, e só a menção a isso numa transmissão de rádio capturada por Dodee já foi capaz de colocar Big Jim ainda mais contra ele, é bem provável que os dois ainda terão que se aguentar na próxima temporada. E claro que, antes de ficar com a mocinha, Barbie ainda vai pelejar muito, e Julia e seu cabelo, muito mais sensível e humana que sua personagem no livro, confere mais dramatismo na série, principalmente agora que parece ser a representante escolhida pela redoma.

Junior e Angie, por seu turno, são talvez o que de mais surpreendente mudou na série em relação ao livro. Os dois tem destinos diferentes no romance de Stephen King, uma vez que Junior é efetivamente um transtornado mental no livro. Ele não apenas sequestra Angie, como a mata logo no começo, além de diversas outras pessoas. Vítima de um tumor, ele ainda é necrófilo e tem alucinações, responsabilizando Barbie por tudo o que lhe acontece, de modo que acaba eventualmente morrendo antes que os mistérios da redoma possam ser revelados. Felizmente, e provavelmente por falta de personagens mais magnéticos, aliado ainda ao fato de que Norrie e Joe não possuem qualquer carisma, a produção da série os poupou do trágico e bizarro final que lhes era reservado, e o casal acabou se tornando parte importante do mistério relativo à redoma.

Linda, por sua vez, faz aqui a substituição ao personagem Peter Randolph do livro, e que é nomeado xerife pelo próprio Big Jim após a morte de Duke por ser a pessoa mais próxima dele e mais apta às suas maquinações. Embora a personagem tenha começado forte na série, inclusive com a investigação de Duke e Big Jim, acabou simplesmente se deixando manipular por Rennie, sem qualquer justificativa plausível, tornando-se exatamente o personagem no qual foi inspirada.

A despeito da ausência de Rusty Everett, que provavelmente tem em Barbie o substituto perfeito para entrar em confronto com Big Jim, e provavelmente a pessoa que vai ajudar os sobreviventes de todas as desgraças que ainda vão acontecer na cidade, o alinhamento dos demais personagens parece definitivamente satisfatório, não deixando margem a dúvidas de que há muita coisa ainda que se possa aproveitar dos mesmos.

Já, com relação à redoma, apesar de inexistir qualquer resposta à sua origem nessa primeira temporada, somos introduzidos à singela menção de que ela se presta para proteger as pessoas que nela estão aprisionados, o que é deveras estranho, a julgar que tudo o que as pessoas dentro da redoma experimentaram até agora é morte e sofrimento. E se a redoma não passa de uma brincadeira de alienígenas invocados e que à la Brainiac fazem de Chester’s Mills sua snow globe, talvez o grande objetivo aqui para os moradores de Chester’s Mills seja realmente superar as dificuldades da convivência e mostrar o que de melhor o ser humano tem ainda a oferecer numa situação tal como a imposta, o que, convenhamos, será difícil enquanto pessoas como Big Jim estiverem no controle.

Então, apesar de muita decepção nesse primeiro ano, fica agora a expectativa para a segunda temporada (ainda sem previsão de estreia), e a dúvida sobre o destino dos seus personagens e o que de fato os responsáveis pela redoma esperam deles.

Deixe um Comentário