Review do episódio #1.12 de Under the Dome

domelarge

O penúltimo episódio da primeira temporada de «Under the Dome», renovada para um segundo ano, não dá indícios de como as coisas vão acabar nesse primeiro ato, mas já parece sinalizar uma boa trama para o futuro da série.

Depois de falsamente apontado por Big Jim (Dean Norris) como o autor dos assassinatos de Max (Alyssa Bauman), sua mãe, entre outros, bem como da tentativa de assassinato de Julia (Rachelle Lefevre), Barbie (Mike Vogel) continua foragido.

Passando por cima da autoridade de Linda (Natalie Martinez), Big Jim reúne todos os habitantes da cidade na cafeteria para reforçar o perigo representado por Barbie, e ordena uma vistoria em todas as casas.

Na rádio, Dodee (Jolene Purdy) continua a ter acesso às frequências militares, e escuta algo mencionado com o ovo, e que Barbie é o único capaz de lidar com ele. Ela então se lembra da foto no seu celular pouco antes de ficar inconsciente quando queimou a mão ao tocar a mini redoma no celeiro McCallister, e passa a se recordar de tudo o que aconteceu.

No celeiro, Norrie (Mackenzie Lintz), Joe (Colin Ford) e Angie (Britt Robertson) especulam que, tão logo a pupa comece a se romper e a borboleta monarca surja, uma grande mudança irá ocorrer. Carolyn (Aisha Hinds), que voltou da reunião na cidade, aparece e vê a mini redoma. Ela então questiona do que se trata, e os adolescentes tentam explicar, ao que, para surpresa de Norrie, ela pede que eles a escondam o mais depressa possível, pois todas as casas serão revistadas.

Junior (Alexander Koch) encontra seu pai na cafeteria, e o abraça, para então revelar que ele corre grande perigo. Não muito certo do que o filho fala, Big Jim ordena que ele vigie Julia no hospital para o caso de Barbie aparecer. Nisso, Dodee aparece e informa Big Jim sobre a transmissão militar que escutou.

Angie é surpreendida por Barbie, e ele tenta explicar que não cometeu os crimes dos quais é acusado por Big Jim, e ela revela que acredita nele. Os dois então vão até o hospital para tirar Julia o quanto antes de lá, na certeza de que Big Jim planeja matá-la caso acorde do coma e se lembre de que foi baleada por Max, visto ser a única testemunha favorável a Barbie.

Na estação de rádio, Dodee revela a Big Jim acerca da existência da mini redoma e do ovo, e quando ela o deixa sozinho por alguns instantes, ele escuta uma transmissão na qual os militares especulam se Big Jim, que responde como autoridade na cidade no momento, é a pessoa capaz de realizar a importante tarefa relacionada ao ovo, e quando um deles revela que não por ser ele o autor do assassinato do Reverendo Coggins (Ned Bellamy), Dodee escuta tudo. Ela o confronta, mas ele se esquiva, e quando ela menciona o quão importante é encontrar o ovo, e que ele é a chave para a cidade se ver livre da redoma, ele a mata e incendeia a estação.

No hospital, Angie leva Junior para longe, sugere que ele não confie tanto no que seu pai lhe diz e tenta distraí-lo, enquanto Barbie remove Julia para o interior de uma ambulância por meio da qual pretende levá-la para longe. Quando quando Junior percebe o gosto de cigarro tão logo Angie o beija, desconfia da armação. A garota, porém, com a ajuda de Barbie, consegue levar Julia na ambulância. Junior tenta conter Barbie, mas este o derruba, e logo depois Linda aparece, acompanhada de Phil (Nicholas Strong), que esbofeteia Barbie, convencido de que ele também matou Dodee.

No celeiro McCallister, Big Jim obriga Carolyn a deixá-lo revistar o lugar, mas ela o impede. Ele então força a entrada, mas não encontra a mini redoma, que foi levada por Norrie e Joe à casa de Ben (John Elvis). Não satisfeito, ele dá ordem de prisão aos adolescentes.

Na prisão, Norrie e Joe especulam o que Big Jim será capaz de fazer a Barbie quando o prenderem, e a garota aponta que Angie talvez esteja certa no que se refere à sua interpretação da última visão, e que eles devem matá-lo. Nisso, Big Jim aparece e tenta descobrir onde eles esconderam o ovo, mas os dois não abrem a boca, e quando Norrie o desafia, ele entra em sua cela, mas ela o agride com um canivete.

Pouco depois, Linda chega com Barbie algemado, e o coloca numa outra cela. Ele lhe diz que não cometeu os crimes dos quais está sendo acusado, mas quando Linda lhe pergunta sobre o marido de Julia, ele nada diz.

Na casa de Ben, a mini redoma começa a emitir um barulho estridente, e ele tenta abafá-lo com vários cobertores.

Norrie e Joe são levados para outra cela, e Big Jim confronta Barbie. Os dois então fazem um acordo no qual Barbie se compromete a assumir diante de toda a cidade a culpa por todos os crimes pelos quais está preso, sob a condição de que Big Jim não irá fazer qualquer mal aos adolescentes ou Julia. Quando Barbie pergunta qual a garantia que Big Jim lhe dá de que vai cumprir sua parte, ele lhe diz que não há.

Sem saber o que fazer, Angie leva Julia de volta para o hospital, escondendo-a no almoxarifado. Quando a jornalista finalmente acorda, Angie pergunta do que ela se recorda, ao que Julia responde que foi baleada por uma mulher. Aliviada, Angie lhe diz o que está acontecendo na cidade, e que Barbie está preso. Julia então admite que ele pode ser morto.

Sob recomendação de Big Jim, Linda segue Norrie e Joe, agora livres, até a casa de Ben, e o garoto lhes mostra o que está acontecendo com a mini redoma. A pupa grudada no topo da mini redoma parece finalmente se romper, enquanto um ruído ensurdecedor e uma luz intensa são emitidos pelo ovo.

Nisso, Barbie está algemado em frente à prefeitura, escoltado por Big Jim, que relaciona todos os crimes por ele cometidos diante de todos os habitantes de Chester’s Mills, para que ele então se pronuncie sobre sua culpabilidade.

Desorientado, após ser questionado por seu pai se enquanto estava no hospital Julia acordou do coma e lhe disse alguma coisa, Junior vai até a parte da redoma onde tocou pela última vez, e pressiona as palmas de suas mãos contra sua superfície, e pergunta o que deve fazer.

Na casa de Ben, Norrie, Joe e Carolyn assistem, espantados, o que acontece dentro da mini redoma enquanto a borboleta começa a dar sinal de vida dentro da pupa, ao que Linda aparece, e ao ver o ovo agora tornar-se vermelho, estarrecida, também assiste o acontecimento.

Em frente à prefeitura, Big Jim pede a Barbie que se pronuncie sobre os crimes apontados, e ele se declara inocente.

Com apenas um episódio faltando para o final da temporada de «Under the Dome», fica agora a certeza de que talvez a série tenha um futuro interessante. Embora longe de ser um grande espetáculo televisivo do gênero ficção científica, ainda é de se considerar que a reviravolta no roteiro em contrapartida ao romance homônimo de Stephen King deu a guinada necessária para alavancar a trama principal. E se as subtramas relacionadas aos moradores de Chester’s Mills não agradavam até cinco ou quatro episódios atrás, temos ao menos personagens já melhor definidos, alguns que foram poupados do destino cruel que o autor lhes reservou nas páginas de seu livro para que possam fazer parte da história principal, bem como a saída de outros que não eram tão interessantes (RIP Dodee, ninguém gostava mesmo de você).

O fato é que, no que se refere aos eventos paralelos aos mistérios da redoma, os personagens aprisionados em Chester’s Mills parecem finalmente ter seus destinos convergidos ao que realmente interessa agora: descobrir o que os responsáveis por isolar a cidade do resto do mundo querem deles. E se Barbie é mesmo o tal monarca a ser coroado, conforme anunciado na profecia da mini redoma, talvez Norrie e Joe, a despeito de suas atrapalhadas, tenham razão, e grandes mudanças estarão por acontecer na season finale, o que muito provavelmente fechará o cerco para Big Jim, que, acuado, ou se submeterá ao que quer que seja que está por vir, ou então continuará lutando pelo poder e controle sobre tudo e todos. Espera-se, porém, que o grande vilão que ele é seja poupado para a próxima temporada, pois se a série vale a pena até agora, a maior parte se deve a Dean Norris e sua performance arrebatadora.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios