Review do episódio #1.11 de Under the Dome

Screenshot-from-2013-09-03-062445

Com uma narrativa que parece definitivamente se afastar do romance homônimo de Stephen King, «Under the Dome» parece estar acertando em cheio agora com o fator imprevisibilidade cada vez mais em evidência.

Depois de tocarem a mini redoma, Norrie (Mackenzie Lintz), Joe (Colin Ford), Angie (Britt Robertson) e Junior (Alexander Koch) amanhecem olhando os símbolos deixados nas paredes do celeiro depois do espetáculo produzido pela enxurrada de estrelas cor-de-rosa que inundou o lugar na noite anterior. Joe e Junior percebem que a pupa mudou e está prestes a dar origem à borboleta monarca, e Norrie fica apavorada com a ideia dos quatro manterem um segredo tão grande, ao que Joe sugere compartilhar o ocorrido com Julia (Rachelle Lefevre), enquanto Junior especula se o monarca da profecia não seria uma pessoa.

Na delegacia, Linda (Natalie Martinez) interroga Big Jim (Dean Norris), e impõe questões sobre o propano e o acordo feito com Max (Alyssa Bauman) e Duke (Jeff Fahey). Ele desconversa e diz que deveria ser considerado um salvador da cidade, já que o propano por ele armazenado está sendo utilizado como fonte de energia por todos, e sugere que ela vá atrás o verdadeiro criminoso que está solto na cidade.

Barbie (Mike Vogel) está dormindo no sofá de Julia, ao que ela aparece e diz ter se sentido só na cama, e pede para que ele a leve até onde enterrou seu marido para encerrarem o caso, dando a entender que pretende deixar tudo no passado e seguir em frente com ele.

Enquanto isso, na delegacia, Big Jim continua a manipular o interrogatório e revela a Linda que Barbie estava trabalhando para Max, e sugere que ele pode ter alguma coisa a ver com o desaparecimento do marido de Julia.

Na casa de Julia, Barbie vai para o andar de cima, enquanto ela atende a porta. Max aparece e atira, e a jornalista cai inconsciente no chão. Mais do que depressa, Barbie vai socorrê-la, e já não há mais qualquer sinal de Max, ao que ele telefona para Linda para pedir ajuda, e Big Jim envenena mais ainda a xerife insinuando que o ex-militar pode ser o autor do disparo.

No celeiro, Junior insiste com Angie acerca da ideia de que o destino os une, mas ela revida relembrando o tempo em que ficou cativa em seu porão, que a única coisa que os une é a redoma, e tão logo a cidade esteja livre, vai embora para que ele nunca mais a veja. Furioso com a rejeição, Junior lhe dá as costas e diz que não irá mais fazer parte do grupo. Nisso, uma grande tempestade começa a surgir.

Sem combustível, Linda faz com que Phil (Nicholas Strong) a leve até a casa da jornalista, enquanto Joe chega antes e Barbie consegue sua ajuda para que possam ir ao hospital.

A tempestade começa a ganhar cada vez mais força no topo da redoma, e nuvens furiosas começam a formar um remoinho nos céus de Chester’s Mills. Big Jim encontra Max, que informa ter sido recusada por Barbie. É nesse momento que Junior aparece, e ela o conquista com elogios, o que deixa Big Jim enfurecido.

No hospital, sem a única enfermeira no setor, Barbie começa a operar com o que tem em mãos para manter Julia viva com a ajuda de Joe, enquanto a tempestade continua do lado de fora.

Enquanto isso, Big Jim leva Junior até o porão de casa, onde mostra as armas estocadas. Ele então menciona o perigo que Max representa, mas ao perceber que o filho não compra a ideia, Big Jim o alerta que ela quer derrubá-lo, e para isso é capaz de usar Junior, ao que este informa que quer ajudar. Big Jim recusa, mas depois de muita insistência, ele então entrega ao filho um rifle e ordena que ele fique em casa e não atenda a porta para ninguém.

Na rádio, por conta da tempestade, Dodee (Jolene Purdy) consegue acessar sinal externo, e escuta uma transmissão militar no sentido de que Barbie é aquele que eles procuram e que está dentro da redoma.

Na casa de Big Jim, em cumprimento às ordens do pai, Junior faz vigília com o rifle em punho, quando alguém bate à porta. Ele espia pela janela e vê Angie, que se assusta com a arma. Ela então pede que ele volte para o grupo o mais depressa possível, pois a tempestade só se formou a partir do momento em que ele lhe deu as costas e disse que não voltaria mais. Do lado de fora, ele a faz admitir que é ela que precisa dele, e quando Angie concorda para persuadi-lo a voltar, um banco voa na direção da garota, ao que Junior a salva, e a tempestade finalmente cessa.

Ao mesmo tempo, no hospital, Barbie continua a soprar ar para os pulmões de Julia, quando então o coração dela pára de bater. De súbito, ao mesmo tempo em que a tempestade acalma, ela volta à vida. Extasiado, Joe diz a Barbie que Junior tinha razão, e que ele é o monarca da profecia.

Na saída do hospital, Barbie e Big Jim se encontram, e certos de que Julia foi ferida por Max, os dois decidem de uma vez por todas resolver a situação com ela, e vão até a fábrica de cimento, enquanto na casa de Julia, Linda descobre através de Phil que Barbie era a pessoa que cobrava os apostadores de Max, e que Peter era um deles, tendo desaparecido tão logo Barbie deu as caras em Chester’s Mills. Phil também insinua que Barbie pode muito bem ter igualmente tentado matar Julia.

Na fábrica de cimento, Barbie e Big Jim são surpreendidos por Max, que revela saber que Big Jim matou sua mãe após encontrá-la às margens do rio, e que ainda tem esperanças de que Barbie fique do seu lado. Mas quando a energia acaba, Barbie a desarma e a rende, assim como seu comparsa, para logo depois Big Jim os matar. E antes que ele faça o mesmo com Barbie, este é mais rápido e consegue paralisá-lo, quando então aparece Linda. Big Jim grita para ela, informando que Barbie enlouqueceu e matou a todos, bem como estava prestes a matá-lo. Linda ordena que Barbie largue a arma e se entregue. Ele obedece, mas quando ela se aproxima, ele a golpeia no rosto, fazendo-a cair, para então fugir na sequência.

Na rádio, Dodee revela a Big Jim o que escutou na transmissão militar a respeito de Barbie, e logo depois ele alerta todos os moradores da cidade acerca do perigo representado por Barbie, e todos os crimes por ele cometidos, dentre os quais os assassinatos de Max, de sua mãe, e da tentativa de assassinato de Julia, declarando que, capturado, ele será julgado e poderá responder com pena capital.

No celeiro, Norrie, Joe, Angie e Junior se reencontram e concluem que devem agora tocar a grande redoma. Ao fazê-lo, os quatro tem a mesma visão, a de Big Jim do outro lado da redoma. Ele sorri, e subitamente manchas de sangue começam a surgir em seu peito e depois em seu estômago. Os quatro então veem que seguram facas ensanguentadas. Eles então removem as mãos da redoma, e a visão, assim como as facas, desaparecem, ao que Junior corre para encontrar seu pai, enquanto Angie sugere a Norrie e Joe que a redoma quer que eles matem Big Jim.

Se «Under the Dome» estava começando a ficar interessante a partir dos dois ou três últimos episódios, a verdade é que agora parece uma série completamente diferente do que se mostrou no começo da temporada. Claro, ainda existem algumas boas lacunas e absurdos inerentes a qualquer trama de ficção científica de autoria de Stephen King. Afinal, convenhamos, ele pode ser o mestre do terror, mas é também o mesmo autor de verdadeiras aberrações como «The Langoliers», «Quicksilver Highway», «Dreamcatcher» e «The Night Flier». O fato, é que agora «Under the Dome» ganhou uma boa revigorada por conta da própria mudança no enredo.

Enquanto algumas incoerências continuam a ganhar forma, como o fato de Linda perder a autoridade e se deixar tanto manipular por Big Jim, não vermos mais todo o resto da cidade que deveria estar à beira da loucura a julgar pelo verdadeiro caos instaurado semanas antes ou mesmo por conta da tempestade e ilogismos como Julia ser ferida no ombro e quase morrer, ainda assim, com muito erros há alguns acertos, como a utilização da parte do livro em que Big Jim incrimina Barbie por atos que ele próprio cometeu, tornando-o agora um párea, assim como a manutenção de Junior e Angie na história (quando no livro os dois morrem, e o assassinato de Angie por Junior é também imputado a Barbie por Big Jim). Os dois adolescentes deixam de ser o psicopata e a eterna vítima para agora fazer parte do grupo de pessoas que desafiam os mistérios que dizem respeito à redoma, e isso é bom, já que Norrie e Joe não tem o menor carisma.

As coisas começam a ficar definitivamente mais interessantes, e se imprevisibilidade parece ser a nova regra em «Under the Dome», que venham agora os dois últimos episódios da temporada para descobrirmos como Barbie vai se sair da encrenca na qual se meteu com Big Jim, e o que a redoma realmente quer de Norrie, Joe, Angie e Junior, e o que eles farão a respeito da última visão.

Anúncios

Deixe um Comentário

Anúncios
Anúncios