Review do episódio #3.09 de Game of Thrones : The Rains of Castamere

game-of-thrones-rains-of-castamere-madden-fairley-1-560x315

Esqueça tudo o que você sabe ou espera de um grande casamento nos épicos de fantasia. A saga de George R.R. Martin adaptada para a televisão, « Game of Thrones », simplesmente se superou nesse aspecto nos seus dois últimos episódios. Sim, porque se o casamento arranjado entre Tyrion Lannister (Peter Dinklage) e Sansa Stark (Sophie Turner) já foi deveras perturbador no episódio « Second Sons », vamos deixar bem registrado aqui que é Walden Frey (David Bradley) o sujeito que realmente sabe como dar uma festa.

« The Rains of Castamere », exibido no último dia 02 de junho, mostrou de forma fascinante o infame « Red Wedding », último capítulo do terceiro livro da série « A Song of Ice and Fire », intitulado « A Storm of Swords ». Evento inquietante e de grande relevância na trama, notável ainda por sua extrema violência, por óbvio que não poderia deixar de causar o mesmo impacto obtido junto aos leitores também na série de TV.

Dirigido por David Nutter, o episódio mostra inicialmente os planos de Daario Naharis (Ed Skrein) a Daenerys (Emilia Clarke) para saquear e tomar a cidade de Yunkai. Apesar das suspeitas de Jorah Mormont (Iain Glen), a missão é bem sucedida. Não é difícil ainda de notar o ciúme crescente de Jorah pela aproximação entre Dany e Daario.

Paralelamente, Arya (Maisie Williams) e Sandor (Rory MacCann) seguem viagem para as Torres Gêmeas, onde ela pretende encontrar seu irmão Robb (Richard Madden) e sua mãe Catelyn (Michelle Fairley), convidados no casamento de Edmure Tully (Tobias Menzies) e Roslin Frey.

Nesse meio tempo, temos também um grande momento para Jon Snow (Kit Harington): sua ruptura com os Wildlings, com subsequente fuga. Não muito longe dali, aliás, exatamente no mesmo local, escondido num moinho, Bran (Isaac Hempstead Wright) descobre sua habilidade warg ao controlar Hodor. Os minutos seguintes são realmente emocionantes, quando o jovem Stark toma a difícil, porém sábia decisão de se separar de Rickon (Art Parkinson).

Mas o grande acontecimento de « The Rains of Castamere » é nos seus instantes finais, quando do casamento entre Edmure Tully e Roslin Frey. Temos um momento inicial tenso na cerimônia, seguido de um sorriso malicioso de Walden Frey para Robb no momento em que o rosto da noiva é revelado, considerada a notória feiura de sua prole. Logo depois, na festa, Talisa (Oona Chaplin) revela a Robb, caso tenha um filho homem, sua intenção de dar a ele o nome de seu pai, Eddard Stark.

E quando tudo parece ir bem para o Rei do Norte, que acaba de solidificar seu poderio militar contra os Lannisters, Walden Frey convida a todos para tomar vinho e deixar a música tocar alto de modo a deixar para trás toda a confusão do passado com o acordo não cumprido de Robb para se casar com uma das suas filhas como forma de aliança. É nesse momento que Catelyn descobre que alguma coisa está errada. Ela vê Lothar Frey fechar as portas do salão, e nota que Roose Bolton (Michael McElhatton) usa uma cota de malha por debaixo das vestes.

Os instantes finais são de arrepiar, tamanha a violência em que ocorrem os eventos que se seguem. A perda de três significantes personagens em pleno penúltimo episódio da temporada não deixa margem a dúvidas, e os leitores da saga literária são testemunhas: tal como outrora anunciado por George R.R. Martin, o qual também se surpreendeu com a adaptação do « Red Wedding » sob o argumento de não lembrar dos detalhes do livro, não devemos nos apegar aos personagens de « Game of Thrones ».

Para recapitulação do episódio « The Rains of Castamere » em vídeo:

E para conferir o Inside the Series sobre o episódio:

Que venha agora o episódio final da temporada, e por que não conferir a preview de « Mhysa », que vai ao ar no próximo dia 09 de junho?

Deixe um Comentário